Da necessidade de contato com o espaço, para o contato comigo mesmo e agora o contato com você.
Especular sobre a probabilidade de haver vida ou até mesmo vida inteligente além dos limites do nosso planeta abre caminho para a reflexão sobre como a vida teria se originado na Terra. A despeito de toda a controvérsia que o assunto fomenta, envolvendo desde as mais infantis ridicularizações até as reações emocionais mais fanáticas, não podemos negar que o tema, quando coerentemente explorado, pode ajudar-nos a ter uma visão mais questionadora a respeito de nós mesmos.
Campos do conhecimento humano como física, cosmologia, exobiologia, engenharia aeroespacial, engenharia genética, tecnologia da informação e outras ciências correlatas revelam-nos cada vez mais o quanto estamos confinados em um minúsculo ponto do universo e quão questionável é a nossa concepção acerca da realidade. Negligenciar a importância dos avanços da ciência nessas áreas em relação à construção da nossa visão de mundo é o mesmo que viver usando as lentes da Idade Média. Para exemplificar aquilo que eu estou tentando dizer, segue o vídeo do saudoso Carl Sagan, Pálido Ponto Azul, inspirado pela sonda Voyager 1 ao tirar uma série de fotos do planeta Terra, a 6.4 bilhões de km de distância de nós:
Ao olharmos com bastante cuidado para a imensidão do espaço em uma noite repleta de estrelas, não há como retornar ao nosso cotidiano sem questionar aquilo que estamos fazendo por aqui. Longe de ter a pretensão de oferecer as respostas para tais indagações, este é um espaço para a exploração da dúvida, travamento de debates e fomentação de perguntas. O blog do livro Contato - Quando a Realidade Supera a Ficção objetiva ser um espaço de convivência (parafraseando meu grande amigo Newton César) para melhor explorar os assuntos sobre obra, tirar algumas dúvidas e gerar muitas outras. A palavra "contato" aqui é apenas uma expressão dúbia e provocativa, servindo sobretudo ao interesse da minha busca pessoal pelo contato com as estrelas, jornada desafiadora que me levou ao inesperado contato comigo mesmo e ao gratificante contato com seres humanos muitíssimos especiais ao longo deste fantástico percurso. Busco idéias, possibilidades e opiniões que sejam "alienígenas" em relação aos paradigmas vigentes em nossa sociedade, sejam eles políticos, ideológicos, religiosos ou culturais. Um "olhar de fora", conforme foi possível testemunhar no vídeo acima, com o objetivo de dar força a uma forma diferente de ver as coisas, quebrando a linha do continuísmo e abrindo espaço para alternativas ao modelo predominante de sociedade que todos nós alimentamos.
É assim que, sob o olhar crítico do blog do livro Contato - Quando a Realidade Supera a Ficção, eu asseguro que não haverá dogmas, crenças, tabus, filosofias, tradições ou paradigmas que serão considerados como assuntos intocáveis neste espaço. Aviso aos incautos que o questionamento, ferramenta soberana por aqui, será sempre o ponto de partida para uma jornada cujo destino nós não sabemos ao certo aonde vai terminar. Se você é uma pessoa abarrotada de certezas e respostas prontas, provavelmente veio ao lugar errado.
Adquira uma cópia do seu livro visitando a nossa loja.
Mais uma belíssima iniciativa esta deste "Espaço de Convivência". Parabéns. Que seja mais uma ferramenta complementar que possa servir ao objetivo da expansão do pensamento e da consciência. De fato, no que tange ao CONTATO com nós mesmos, somos ainda verdadeiros astronautas alienígenas, ainda tentando vencer o desafio do primeiro pouso...